Gerenciamento de riscos: Como se antecipar e monitorar os riscos na sua empresa?

mundofacilities-gerenciamento-de-riscos-16;9

Para tudo na vida existe um risco! Mas o que é risco para você? Uma definição interessante de risco é a chance de você perder o que tem de alguma forma: voluntariamente ou involuntariamente. 

E quando eu falo de perder o que tem, não significa exatamente um bem material, mas perder algo que é abstrato, mas essencial para a sua vida. Quer ver? Fumar aumenta o risco de morte, ou, fumar aumenta a chance de você perder a sua vida. 

Uma vez que entendemos e aceitamos que o risco está presente na nossa vida, é preciso encará-lo de frente e saber gerenciá-lo para que sua interferência seja a menor possível na nossa vida, negligenciar o risco é irresponsabilidade que não cabe à gestão nos dias atuais. 

O gerenciamento de risco oferece uma proteção parcial contra as fontes geradoras de risco, eliminando a possibilidade de impactos negativos nos resultados. 

Na gestão de Facilities existem muitos riscos que precisam ser gerenciados, não há como ter uma gestão eficiente em vários pontos e negligenciar questões que podem colocar muita coisa a perder. 

Por isso, é fundamental identificar e corrigir os riscos existentes em todos os setores da organização, aplicando um conjunto de técnicas para minimizar essas incertezas que possam ocorrer.

Alguns exemplos de riscos em Facilities: 

  • Risco de mercado – aumento de preços; falta de matéria-prima; falta de produtos, greves de categorias de suporte (caminhoneiros); etc.
  • Risco operacional – quebra da empresa prestadora do serviço; greve de categorias de suporte (transporte público); etc.
  • Risco do fator humano – escassez de mão de obra; etc.

Prepare-se para esses e outros riscos, esteja alinhado e com processos bem resolvidos, converse com a Mundo Facilities.

Entre em contato através do nosso site ou redes sociais.

Comentar com o Facebook

Share This