20201005-mundofacilities-dia-da-ciencia-e-tecnologia-1200x628px

Dia da Ciência e Tecnologia

Dia 16 de outubro é celebrado o Dia da Ciência e Tecnologia para homenagear as grandes invenções do homem, que desde a idade da pedra vem inventando coisas para melhorar nossas vidas desde então – essas invenções são consideradas tecnologia.

Ao longo da história podemos ver grandes descobertas que mudaram de patamar a qualidade da vida do homem na Terra. A descoberta do fogo e da roda trouxeram inúmeros benefícios – mesmo que hoje isso nos pareça totalmente “simples”, imagine a vida sem eles!

E por trás de grandes invenções existem grandes cientistas que estudaram, persistirem, aprimoram e testaram suas invenções até que elas pudessem ser introduzidas no nosso cotidiano. Destaco Thomas Edson com a invenção da lâmpada elétrica e Albert Einstein com a Teoria da Relatividade.

No Brasil também tivemos grandes homens e mulheres que contribuíram com ciência e tecnologia, dentre eles: Oswaldo Cruz – médico sanitarista que trabalhou no combate à Febre Amarela e Peste Bubônica, Alberto Santo Dumont – inventor do 14-Bis e Suzana Herculano-Houzel, que desenvolveu estudos na área de neurociência relacionados ao desenvolvimento do cérebro humano.

É inimaginável o quanto a ciência e tecnologia está ligada à nossa vida. São milhões de estudos e invenções que naturalmente interagem conosco sem que tenhamos3 a mínima noção, particularmente acho isso fantástico!

É fato que muitas invenções também trouxeram sofrimento ao homem, principalmente o desenvolvimento de armas, mas a ciência e tecnologia não tem qualquer responsabilidade sobre isso, afinal de contas, é decisão exclusiva do homem a aplicação da tecnologia para o bem ou para o mal – e eu acredito que as maiores e melhores invenções sempre foram para melhorar a nossa vida.

Hoje, uma das maiores esperanças do homem é a descoberta da vacina do COVID-19.

E para você qual é a maior invenção do homem? Escreva nos comentários…

Comentar com o Facebook

Share This