blog-davelli

Como questionar seus liderados?

As perguntas que você tem feito ao seu liderado está fazendo ele crescer ou desmotivar?

“O líder do passado sabe falar. O líder do futuro sabe perguntar.” Peter Drucker

 

Interessante essa afirmação feita pelo Peter Drucker! Existem questionamento na nossa vida que nos incomodam. E se incomodam, é porque nos tiram da zona de conforto de alguma maneira.

Questionamentos do tipo: “Por que você não cumpriu o prazo? ” ou “Qual a justificativa para isso? ” – não agregam em nada, pense bem! Quem nunca foi questionado assim na sua carreira? E o que esses questionamentos agregaram no seu desenvolvimento?

Tenho certeza que nada. Talvez o único “desenvolvimento” que eles proporcionaram foi de estresse, frustração, desmotivação, dentre outros.

E se você foi questionado da seguinte forma: “O que te impediu de alcançar a sua meta? ” ou “O que você faria diferente para alcançar a sua meta? ”. Consegue ver como as mudanças são sutis, mas o suficiente para provocar reações diferentes em você ou no seu liderado?

Enquanto as duas primeiras perguntas causam desmotivação no liderado, as últimas causam reflexão. Ainda assim, as primeiras perguntas são voltadas para o líder obter informação, para obter esclarecimento – enquanto as duas últimas buscam facilitar ao liderado o aprendizado, a compreensão, a informação – a resposta do liderado é mais importante para ele (liderado) do que para o próprio líder.

Entenda que “saber perguntar” tem o propósito de descobrir o que a outra parte sabe ou tem capacidade de saber.

É fácil? Não! Naturalmente tendemos a nos deixar influenciar por emoções, conceitos, etc.

A dica que eu te dou é: verifique se o questionamento que você está fazendo ao seu liderado proporcionará a ele: autonomia, desenvolvimento, conhecimento, motivação e criatividade.

Este é um processo construtivo que a habilidade vem com a prática!

Assista o video “Como questionar seus liderados?”

Comentar com o Facebook

Related Posts

Share This