Definitivamente o ano de 2020 não está sendo fácil. Se normalmente os empresários têm desafios enormes para gerir suas empresas, 2020 exigiu ainda mais a capacidade deles.

Começamos o ano de forma promissora, mas em março todo esse otimismo foi por água abaixo com a pandemia do COVID – 19. Vale lembrar que esse revés assolou, e ainda assola, o mundo inteiro!

O resultado até esse momento é mais de 1 milhão de mortos no mundo e mais de 160 mil mortos no Brasil, além da economia mundial que apresentou forte retração, ocasionando demissões, perda do poder aquisitivo, dentre outros.

Agora observamos que a economia começa a apresentar sinais de melhora e consequentemente seus sintomas começam a impactar as empresas e o mercado. Conheça alguns deles e entenda o que você precisa fazer para não ser negativamente impactado.

  • 313 mil empregos com carteira assinada foram criados em setembro, com atenção especial a indústria com a criação de quase 111 mil vagas – melhor setembro desde que foi criado esse indicador.
  • 68% das empresas reclamam a falta de matéria-prima.
  • 82% das empresas reclamam aumento de preço, sendo 31% reclamam de alta acentuada.
  • 56% das empresas reclamam de falta de insumos regularmente importados.

A geração de empregos é uma ótima notícia, mas você parou para pensar que com o mercado aquecido há escassez de mão de obra? Que os mais qualificados são alvos para melhores contratações? Que os salários tendem a subir justamente porque não tem profissionais disponíveis no mercado? Que funções estratégicas da sua empresa podem ficar desguarnecidas porque esses profissionais podem mudar de emprego? Que a falta de matéria-prima pode parar sua produção? Que você pode perder clientes por não ter condições de entregar produtos?

Sim, tudo isso pode acontecer! E o que você pode fazer? Como você pode se prevenir disso? E o seu fornecedor está fazendo alguma coisa quanto a isso?

É preciso estar alguns passos à frente dessas questões mercadológicas que são gerenciáveis para minimizar os impactos negativos – as empresas e gestores que desenvolverem ações de prevenção a essas questões, potencializam o fator de sucesso para atravessar esse momento.

A Mundo Facilities tem e quer lhe ajudar nesse momento.

Entre em contato através do nosso site ou redes sociais.

Comentar com o Facebook

Share This