Trabalho e produtividade
Espaço de trabalho e produtividade são indissociáveis
ENTENDA COMO UM ESPAÇO DE TRABALHO AGRADÁVEL PODE CONTRIBUIR PARA A PRODUTIVIDADE DE SUA EMPRESA – Workplace management 

Seja em nossa casa, nos momentos de lazer, estudo ou trabalho, sempre buscamos por locais onde nos sentimos bem. Essa é uma característica natural do ser humano.

Cada vez mais o ambiente corporativo vem mudando sua relação com a gestão de espaços: atualmente, investe-se muito em estações de trabalho que ofereçam o maior conforto possível aos seus colaboradores, a fim de otimizar a produtividade e o bem-estar da empresa.

O qUE É Conceito Wellness?

Quando aplicado aos ambientes corporativos, o conceito wellness visa proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida às pessoas ali presentes. Ele é fundamental para reduzir o absenteísmo, a rotatividade e, consequentemente, aumentar produtividade e engajamento.

A nova concepção de espaços de trabalho começa com a criação de layouts que contribuam para a operação da companhia, seja em unidades produtivas, oficinas ou escritórios. Áreas que trocam informações ou que têm alto nível de interação precisam estar próximas para facilitar as respectivas atividades.

Ao mesmo tempo, os layouts também precisam ser adequados às normas de segurança. Caso ocorra uma emergência, as pessoas precisam saber o que fazer, sendo guiadas pela sinalização de segurança, saber onde estão localizados os extintores, macas etc.

Além disso, fatores ambientais são outra preocupação a ser considerada: iluminação (natural e artificial), ruídos, temperatura, qualidade do ar. Móveis ergonomicamente adequados e salas fisicamente preparadas para determinadas atividades devem, igualmente, ser levados em consideração.

Não menos importante, são as mudanças comportamentais que as empresas precisam adotar. O conceito wellness também incentiva a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação mais saudável.

Organização DE UM ESPAÇO DE TRABALHO AGRADÁVEL

De nada adianta a empresa proporcionar aos seus colaboradores um espaço de trabalho agradável sem que você faça a sua parte se organizando.

É fundamental que cada pessoa mantenha seu local de trabalho devidamente organizado, com a separação adequada de documentos, identificação dos seus armários e gavetas, local adequado para a guarda de bolsas e mochilas, dentre outros. E quando falamos de organização, não falamos apenas de documentos físicos, mas também dos seus arquivos de trabalho: é fundamental ter uma metodologia de organização dos arquivos, assim você terá muito mais facilidade de encontrar quando precisar.

Manter o local de trabalho organizado certamente vai contribuir para sua produtividade, vale a pena investir nisso.

Evolução na gestão de espaço de trabalho nos últimos anos

É muito gratificante ver a evolução que a gestão do espaço de trabalho (workplace management) vem apresentando nos últimos anos. Investir em um local de trabalho melhor proporciona uma série de benefícios. No meu ponto de vista, isso agrega valor para a empresa e contribui para desenvolver o sentimento de pertencimento dos funcionários. 

Mas o que significa, em termos práticos, a gestão do espaço de trabalho? Quando você lê essa expressão, o que lhe vem à cabeça? Quais são os conceitos que são importantes no Workplace Management?

Eu vou te explicar de um jeito diferente! Quais as situações simples que tem causam estresse no trabalho? Para responder essa pergunta, deixe de fora as questões da sua atividade-fim, mas pense no que está ao seu redor que interferem no seu desempenho (e até humor) dentro do ambiente do trabalho.

Exemplo: temperatura, odor, sujeira, cadeira e mesa, layout, ruído, dificuldades para encontrar uma sala de reunião (e quando encontra, não tem o equipamento que você precisa), problemas com o seu computar, etc.
Tenho certeza que você já teve inúmeros dessabores envolvendo essas questões. E você já parou para pensar o quanto esses dessabores impactaram negativamente seu desempenho?

Pois é! Workplace Management visa promover um ambiente corporativo que melhore a experiência dos funcionários porque esses fatores estão ligados à sua produtividade. Não se trata apenas de promover melhorias pontuais no ambiente de trabalho, mas promover melhorias integradas que estrategicamente melhoram a produtividade dos funcionários.

Do mesmo jeito que você relembrou os problemas já vividos, imagine um ambiente com temperatura adequada, limpo, layout funcional, workstation ergonomicamente correta e um ambiente acolhedor e suave, além de ferramentas tecnológicas que facilitem seu trabalho?

Tenho certeza que você imaginou mudanças que poderiam ser feitas no seu atual local de trabalho que contribuiriam para o seu bem-estar. Isso é Workplace Management!

 

Comentar com o Facebook

Share This