Gestão de Manutenções — Maquinário industrial

A manutenção de máquinas e equipamentos é uma atividade fundamental em qualquer operação. De modo geral, contribui tanto para a proteção física dos funcionários, quanto para a proteção dos ativos da empresa (no caso, o maquinário) e qualidade dos produtos fabricados.

 

Dados da Previdência Social apontam que apenas no mês de Novembro de 2019, cerca de 16 mil benefícios foram concedidos por acidentes de trabalho; números como esse mostram a necessidade das indústrias investirem cada vez mais na segurança do trabalho. 

 

Benefícios da manutenção

Uma série de vantagens vêm com a correta manutenção dos equipamentos de uma indústria. A principal é a redução significativa de custos na operação do maquinário. Perda de recursos ou desperdícios por falhas e pausas na produção são evitados também através da revisão frequente desses dispositivos. Um processo eficiente amplia consideravelmente a vida útil dos maquinários.

 

Categorias de serviços de manutenção

Na prática, existem três principais categorias de serviços de manutenção: preditiva, preventiva e corretiva.

 

Manutenção preditiva

Manutenção programada por meio de dados coletados por sistemas de gestão. Visa identificar possíveis falhas que não param a produção ou danificam o produto, mas podem vir a comprometer o desempenho do equipamento;

 

Manutenção preventiva

De acordo com as especificações do maquinário, a manutenção preventiva é indicada pelo fabricante do maquinário e acontece de maneira periódica;

 

Manutenção corretiva

Ocorre quando o funcionamento de um equipamento já está comprometido. É um processo de remediação, e o principal objetivo do encarregado pela manutenção do maquinário é evitá-la.

 

Definição de prioridades

O primeiro passo é realizar um levantamento da importância crítica de cada equipamento. Essencialmente entender quais são os maquinários que mais impactam na produtividade da sua operação. 

 

Com estes dados em mãos, você entende os principais riscos de cada dispositivo e pode melhor planejar as prioridades de manutenção.

 

Ferramentas de gestão de manutenção — CMMS 

A tecnologia é um dos seus grandes aliados nessa situação. Existem inúmeras opções de software, chamados CMMS, capazes de acompanhar o funcionamento do maquinário e estabelecer prioridades de forma automatizada, através da identificação programada de possíveis falhas nos dispositivos.

 

O sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado (Computerized maintenance management system — CMMS) é um pacote de software que mantém um banco de dados de informações sobre as operações de manutenção de uma organização. Recursos de hardware, como smart probes e sensores inteligentes de IoT têm compatibilidade com esses programas para levar dados em tempo real para o seu sistema de gestão.

 

Todas essas possibilidades permitem uma gestão eficiente e inteligente de todos os equipamentos da sua indústria.

Comentar com o Facebook

Share This