Como será a reabertura de hotéis após a pandemia?

Ainda falando sobre viagens corporativas, gostaria de abordar um assunto importante: a reabertura de hotéis nacionais e internacionais.
As medidas adotadas visam preservar a saúde tanto dos hóspedes quanto dos funcionários. Nesse momento, a maior preocupação é transmitir sensação de segurança.
Alguns hotéis na Europa e no Brasil estão adotando medidas muito similares, como a redução de suas operações em 20 a 50%, dependendo das leis municipais.
A maioria dos hotéis está adotando um intervalo de 24 horas entre o check-out e o check-in. Em alguns casos, esse intervalo pode ser de até 72 horas.

Medidas adotadas

O serviço de restaurante está suspenso em muitos hotéis ou funcionando apenas com entrega de pratos à la carte nos quartos. Por isso, recomenda-se manter alguns alimentos no frigobar e um jogo de talheres próprios cuja higienização possa ser feita depois.
A arrumação dos quartos, por sua vez, tem exigido o uso de EPIs pelas camareiras e total assepsia do ambiente. A permanência de qualquer pessoa no quarto, além do funcionário, é proibida. Alguns hotéis optaram pela não-arrumação do quarto durante a estada do hóspede, salvo em casos de impossibilidade física do hóspede realizá-la.
As áreas de lazer estão fechadas. As academias, quando abertas, funcionam somente com hora marcada e restrição de quantidade de pessoas.
A utilização de máscara sempre que estiver fora do quarto é obrigatória, e a aglomeração em áreas comuns, como lobby, elevadores e escadas é proibida.
As rotinas de limpeza de áreas comuns foram fortemente intensificadas com soluções sanitizantes e desinfetantes.
O processo de check-in e check-out virtual com a cobrança feita posteriormente no cartão de crédito também tem sido adotado, diminuindo assim o contato com as pessoas na recepção.

Caso seja realmente necessário viajar, faça um planejamento detalhado da sua viagem e busque hospedar-se em locais que apresentem uma gestão robusta no combate ao COVID-19 e faça sua parte. Você pode contribuir com pequenos e importantes gestos: tente utilizar as escadas ao invés do elevador; carregue sempre álcool gel 70% para higienizar as mãos; não utilize o serviço de vallet; procure fazer suas refeições dentro do quarto com seus próprios talheres; coloque sua roupa suja dentro de um saco plástico e feche-o; tente não utilizar o ar-condicionado; utilize ao máximo a tecnologia, a fim de evitar contato desnecessário com outras pessoas; carregue suas próprias malas.

Medidas simples podem fazer uma grande diferença. Pense nisso!

Share This